segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Formação WISC - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças



Formação WISC - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças


Enquadramento:
A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III) revela-se um instrumento fundamental na avaliação da capacidade intelectual de crianças. Apesar de manter as características estruturais da WISC e da WISC-R, a WISC-III apresenta algumas novidades, designadamente, nos materiais, nos conteúdos e nos procedimentos de administração. Deste modo, as mudanças introduzidas nesta terceira edição, tornaram a prova mais atraente para a criança e de fácil utilização para o psicólogo, permitindo elaborar um trabalho clínico mais discriminativo e enriquecido.


Destinatários: Psicólogos e alunos Finalistas de Psicologia e Psicopedagogia


Local: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.


Objectivos:
Desenvolver competências a nível da aplicação, cotação, interpretação e devolução dos resultados obtidos.


Conteúdo Programático:

Módulo I - Descrição e Aplicação da prova

Módulo II - Processo de cotação

Módulo III - Interpretação dos resultados e elaboração de relatórios


DURAÇÃO E HORÁRIO:18 horas, Quartas e Sextas das 19 às 22 horas.

CALENDARIZAÇÃO:
Dias 20, 25, 27 de Novembro e 2, 4 e 11 de Dezembro de 2009

Formador: Dra. Andreia Vale - Psicóloga

Preço: 90€ + 15€ (Taxa de Inscrição)

Certificação:
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.





Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 919404878

Inscrições online em:
http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 17 de Novembro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Suporte Básico de Vida Pediátrico - 2ª ed.



Suporte Básico de Vida Pediátrico - 2ª ed.




ENQUADRAMENTO

Uma prevenção activa continua a ser a melhor maneira de evitar acidentes, no entanto, os acidentes acontecem. Perante uma situação de Paragem Cardio-Respiratória em crianças, a probabilidade de sobrevivência depende da capacidade de quem presencia saber como e quando pedir ajuda, iniciando de imediato manobras de Suporte Básico de Vida. De forte componente prática tem como objectivo a aquisição de conhecimentos teórico-práticos que permitam actuar adequadamente perante uma situação de crise.


Destinatários:Educadores de infância, professores, pais e outros profissionais cuja actividade esteja associada ao trabalho com crianças, população em geral.

Objectivos:

Dotar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos em manobras de suporte básico de vida pediátrico


Programa:
1. A importância da Prevenção
2. Sistema Integrado de Emergência Médica;
3. Aspectos específicos da Anatomia e Fisiologia da Criança
4. Cadeia de Sobrevivência;
5. Suporte Básico de Vida Pediátrico;
6. Obstrução da via aérea em Pediatria.
7. Causas de paragem e Manobras de reanimação cardio-respiratória
8. Posição Lateral de Segurança

MÉTODO
Sessões teórico-práticas: método expositivo, demonstrativo e activo. Exercícios práticos

DURAÇÃO E HORÁRIO:
6 horas; Sábado das 10 as 13 e das 14 às 17 horas

CALENDARIZAÇÃO:
12 de Dezembro de 2009

Local: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 45€

Certificação:
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.


Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 220933609 / 919404878

Inscrições online em: http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 8 de Dezembro inclusive e válidas após pagamento.




Curso Espanhol Comercial


Curso Espanhol Comercial


Justificação:

A proximidade como país vizinho e o crescente aumento das trocas comerciais no âmbito da união europeia conduzem a uma maior procura pela aprendizagem do Castelhano.

Esta é hoje uma das línguas mais faladas em todo o mundo.

Neste sentido a I9PROJECT promove um curso direccionado para profissionais e estudantes com o intuito de:

· Aperfeiçoar a conversação e o desenvolvimento da gramática;
· Desenvolver a prática de redacção de documentos de teor comercial ou administrativo;
· Desenvolver o vocabulário em torno de termos técnicos mais usados em trocas comerciais.

DURAÇÃO E HORÁRIO:
30 horas - Terças e Quintas-Feiras das 19 às 22 horas.

CALENDARIZAÇÃO:
3, 5, 10, 12, 17, 19 , 24, 26 de Novembro e 3 e 10 de Dezembro de 2009


Técnicas a utilizar:

· Exercícios de melhoramento e correcção na fluência e na confiança de expressão oral e escrita.
· Produção de discursos em situações reais, dentro da actividade administrativa e comercial.
· Simulações escritas de cartas comerciais e e-mail.
· Simulações orais de contactos comerciais e negociações.

Conteúdos Programáticos:

· Desenvolvimento da gramática;
· Revisão e desenvolvimento de verbos regulares e irregulares;
· Frases condicionais;
· Regras de acentuação;
· Cartas comerciais e de apresentação;
· Análise de textos, interpretação e resumos;
· Aquisição de vocabulário relativo a: Marketing, Negociação.
· Contactos comerciais verbais (telefone, visita)

Local: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 115 € + 20 € (taxa de inscrição)

Certificação: No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.


Curso Espanhol

Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 919404878

Inscrições online em: http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 30 de Outubro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição





Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) – Formação de Técnicos (13ªedição)



Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) – Formação de Técnicos (13ªedição)


Enquadramento:

A Iniciativa Novas Oportunidades estabelece como meta aumentar as qualificações de um milhão de portugueses até 2010. A concretização deste objectivo passa pelo processo RVCC, quer básico quer a nível secundário.

O RVCC é um processo organizado e coerente, orientado por profissionais de reconhecimento e validação de competências, de identificação e avaliação dos saberes e competências adquiridos pelos adultos em contextos de aprendizagem informais e não formais.

Este processo visa certificar as competências adquiridas através da experiência de trabalho e de vida, atribuindo um certificado, sempre que as competências validadas correspondam aos referenciais para a certificação escolar e para a certificação da formação profissional.


Destinatários: - Licenciados no campo das Ciências Sociais e Humanas; Formadores; Técnicos Pedagógicos, Coordenadores, Mediadores; Todos aqueles que actuem na área de Educação e Formação de Adultos ou pretendam vir a investir nesta área de intervenção.

CALENDARIZAÇÃO:
Dias 12, 17, 19, 24, 26 de Novembro e 3 e 10 de Dezembro de 2009

DURAÇÃO E HORÁRIO:21 horas, Terças e Quintas das 10 às 13 horas


Objectivo Geral:
Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos RVCC

Conteúdo Programático:
MÓDULO I – Centros Novas Oportunidades – contextualização histórica, institucional e operacional – (3horas)
· Enquadramento histórico – Da Agência Nacional para a Educação e Formação de Adultos (ANEFA) à Agência Nacional para a Qualificação, I.P.
· Rede de Centros Novas Oportunidades – Distribuição, diversidade/unidade.
· Centros Novas Oportunidades - Missão, Princípios Orientadores e Requisitos de Estruturação do Trabalho.
· Organograma do Centros Novas Oportunidades – Equipa, etapas/dimensões de intervenção.
· A Carta de Qualidade.

MÓDULO II – Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – (9horas)
· Instrumento central de monitorização e regulação do processo RVCC – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO).
· Eixos estruturantes do processo RVCC.
· Reconhecimento.
· Validação.
· Certificação.
· Metodologias de intervenção.
· Abordagem Autobiográfica.
· Balanço de Competências.
· Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

MÓDULO III - O Referencial de Competências-Chave - (6 horas)
· Nível básico e de nível secundário.
· Áreas de competência-chave e critérios de evidência.

MÓDULO IV - A avaliação no Sistema RVCC – (3 horas)
· Critérios e instrumentos de avaliação.


Local: PORTO - I9PROJECT - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 100€ + Taxa de Inscrição 20€ (preço promocional horário laboral)

Certificação
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.




Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 919404878

Inscrições online em:
http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 9 de Novembro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição.




Workshop de Aprendizagem e Diagnóstico de Encaminhamento nos CNO’s 2ª ed


Workshop de Aprendizagem e Diagnóstico de Encaminhamento nos CNO’s

2ª edição



ENQUADRAMENTO:

O QREN assume como grande desígnio estratégico a qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, no aumento da população activa.
Atingir estes objectivos implica o desenvolvimento integrado do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, como forma de medir e certificar competências adquiridas em contextos não formais e informais, a disponibilização de ofertas complementares adequadas, a construção de um exigente sistema de avaliação de qualidade e o envolvimento do público-alvo.

Destinatários:
- Licenciados no campo das Ciências Sociais e Humanas, Formadores, Professores e outros profissionais que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções nos CNO’s

Local: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.


Objectivo GERAL:
Dotar os formandos de competências técnicas de diagnóstico e encaminhamento acordo com as várias iniciativas disponíveis pelo POPH para a formação e qualificação de jovens e adultos.

Objectivos Específicos:
· Conhecer os vários eixos e tipologias do POPH
· Conhecer a legislação inerente às várias tipologias
· Conhecer e aplicar os requisitos específicos de acordo com cada tipologia
· Aplicar os instrumentos de encaminhamento adequados a cada tipologia
· Elaboração de um diagnóstico de acordo com o formando, tendo em conta a sua história de vida e as suas expectativas.

Programa:Mód. 1- Enquadramento do POPH (2h)
Tipologias de aprendizagem e Legislação aplicável
Cursos Profissionais
Cursos de Educação e Formação de Jovens
Cursos de Especialização Tecnológica
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Cursos de Educação Formação de Adultos
Formações Modulares Certificadas

Mód. 2 - Requisitos gerais e específicos do técnico de RVC (1h)
Técnicos, humanos e sociais

Mód. 3 – Tipos de diagnóstico e encaminhamento (3h)
Instrumentos e técnicas utilizadas
Elaboração do diagnóstico
Acompanhamento

DURAÇÃO E HORÁRIO:
6 horas, Segunda e Quarta-feira das 19 às 22 horas

CALENDARIZAÇÃO: 16 e 18 de Novembro de 2009

Preço: 40 €

Certificação:No final da acção os formandos terão direito a um certificado de frequência


Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 220933609 / 919404878

Inscrições online em:http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 13 de Novembro inclusive e válidas após pagamento.

ORVC


formação
http://www.i9project.net/

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas (2ª ed.)



Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas (2ª ed.)



Introdução:

Grande parte das organizações sente já e de uma forma muito efectiva, a pressão para implementar e gerir outros sistemas que não apenas o da qualidade. A gestão integrada: reduz custos e tempos de implementação; aumenta a produtividade e facilita a certificação.

Tanto as ISO 14000 como as OHSAS 18000 estão construídas com base em metodologias de gestão testadas e aceites universalmente, como é o caso da 9001.

De facto, a norma IS0 9001:2008 adopta o modelo de processo em vez da aproximação por procedimentos, e incorpora o plan-do-check-act (PDCA): ciclo de melhoria cont´´inua. Isto aumenta muito a compatibilidade do novo referencial com o do ambiente e o da segurança que usam exactamente a mesma metodologia.

A implementação dos sistemas deve ser feita, através de uma focalização nos processos da organização e na sua eficiência (é determinante para manter uma posição competitiva). A gestão destes considerará tantos os outputs desejados como os indesejados mas que existem como consequência inevitável da obtenção dos primeiros e naturalmente, por questões de performance, de forma integrada. E só depois na documentação que garante a conformidade de operação.


Objectivos:
Dotar, complementar e/ou aprofundar as competências técnicas dos participantes em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, especialmente no que respeita às metodologias de Implementação e Gestão Integradas, Auditorias Integradas e o novo Sistema da Responsabilidade Social.

Conteúdo Programático:
Módulo I – Sistema de Gestão da Qualidade
- Objectivos da implementação de um sistema de qualidade
- Princípios do sistema da qualidade
- Metodologia PDCA
- Identificação dos processos de uma organização
- Norma ISO 9001:2008

Módulo II – Sistema de Gestão Ambiental
- Norma ISO 14001
- Identificação de aspectos e impactos ambientais
- Implementação de um SGA
- Certificação ambiental

Módulo III – Sistema de Gestão da Segurança e Higiene no Trabalho
- Princípios da prevenção
- Análise e avaliação de riscos
- Norma NP4397:20001

Módulo IV – Integração de Sistemas
- Vantagens da implementação dos três sistemas (qualidade, ambiente e segurança e higiene no trabalho).
- Comparação de requisitos.

Destinatários:Gestores, Licenciados, Bacharéis e estudantes de Engenharia, Quadros técnicos com experiência e responsabilidades em Sistemas da Qualidade, Ambiente e Segurança.

DURAÇÃO E HORÁRIO:
30 horas, Terças e Quintas-feiras das 19 às 22 horas

CALENDARIZAÇÃO:
Dias 10, 12, 17, 19, 24, 26 de Novembro e 3, 10, 15 e 17 de Dezembro de 2009

Local: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 160€ + 20€ (taxa de inscrição)

Certificação
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação

Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas
Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas eLearning
Inscrições online em:
http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 6 de Novembro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição.



Plano de Formação - Novembro 2009


Plano de Formação - Novembro 2009


2/11 - Crianças em Risco - Abuso sexual
3/11 - Espanhol Comercial
6/11 - Formação Contínua de Formadores - Renovação do CAP (60hs)
10/11 - Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas
11/11 - Mediadores EFA
12/11 - RVCC - Formação de Técnicos
14/11 - Técnicas de Comunicação e Voz-Off
14/11 - Suporte Básico de Vida
16/11 - Workshop de Aprendizagem e Diagnóstico de Encaminhamento nos CNO’s
28/11 - Workshop Arte-Terapia


+ info: http://www.i9project.net/
http://www.i9project.net/formacao

Formação Financiada
Formação Empresas

Curso de Mediadores EFA (Educação e Formação de Adultos) - 11ª Edição



Curso de Mediadores EFA (Educação e Formação de Adultos) - 11ª Edição


Enquadramento:
A aprovação do Referencial de Competências-Chave para a Educação e para a Formação de Adultos e do Catálogo Nacional de Qualificações permite o alargamento dos cursos EFA até ao nível secundário, ao mesmo tempo que promove uma maior integração das ofertas de educação e formação, tendo em vista a dupla certificação, escolar e profissional.

Para atingir estes objectivos, os cursos EFA estruturam-se em percursos flexíveis de formação, definidos a partir de processos de reconhecimento e validação de competências, realizados nos Centros Novas Oportunidades.

Neste sentido, estes cursos pretendem incentivar o prosseguimento de estudos e permitem o desenvolvimento de competências profissionais ajustadas aos interesses e às necessidades regionais e locais de emprego. Esta modalidade tem como objectivo proporcionar aos trabalhadores menos qualificados uma formação integrada de educação e formação que garanta as competências fundamentais para o exercício de uma profissão.


Destinatários: Formadores, Mediadores, Professores, Coordenadores de Formação e outros profissionais que desempenham ou pretendem vir a desempenhar funções no âmbito da educação e formação de adultos.


Objectivos:
· Enquadramento da Educação e Formação de Adultos nas novas politicas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação actual em Portugal;
· Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;
· Compreender os diferentes modos de aprendizagem e as suas aplicações nas diversas situações formativas;
· Operacionalizar competências e estimular capacidades do formando neste modelo.

Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Enquadramento dos Cursos EFA
Básico e Secundário; Diferenças e Semelhanças entre os cursos EFA e o RVCC; Destinatários. A perspectiva actual e futura.

Módulo 2 – Características do Modelo
Constituição da Equipa Técnico-Pedagógica; O RVC como metodologia operacional; Dossier Técnico Pedagógico; Estrutura do Curso; O Referencial de competências chave; Temas de Vida; Portfólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA); Métodos, técnicas, instrumentos, vantagens/limitações. Aplicabilidade e adequabilidade do modelo.

Módulo 3 – Perspectiva andragógica da aprendizagem aplicada ao modelo
Métodos, técnicas, instrumentos, aplicabilidade e adequabilidade da aprendizagem; Instrumentos de Avaliação: balanço e portfólio de competências.

Módulo 4 - Perfil do Mediador
Competências e capacidades; competências psico-sociais; técnicas e pedagógicas; actividades integradoras.


Módulo 5 – Simulações e Trabalhos Práticos

DURAÇÃO E HORÁRIO:
30 horas, Segundas, Quartas e Sextas das 14 às 17 horas.

CALENDARIZAÇÃO:Dias 11, 13, 16, 18, 20, 23, 25, 27, 30 de Novembro e 2 de Dezembro de 2009

Local: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 140€ + Taxa de Inscrição 15€ (preço promocional horário laboral)

Certificação
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.



Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 919404878

Inscrições online em: http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 9 de Novembro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição.




Crianças em Risco - Abuso Sexual

Crianças em Risco - Abuso Sexual

Objectivos:

· Caracterizar a problemática do abuso sexual
· Identificar as situações de abuso sexual
· Conhecer o enquadramento legal do abuso sexual
· Aplicar os procedimentos a adoptar nos casos de abuso sexual

Destinatários: Licenciados das áreas das ciências sociais, serviço social, educação e saúde.

Formadora: Dra. Joana Barros - Psicóloga - Centro Social

DURAÇÃO E HORÁRIO:
18 horas; Segundas, Quartas e Sextas-feiras das 19 às 22 horas.

CALENDARIZAÇÃO:
2, 4, 6, 9, 11 e 13 de Novembro de 2009


Programa:

Mód. I - Enquadramento
· Conceitos gerais
· Perspectiva histórica

Mód. II - Problemática da Criança vítima de Abuso sexual
· Enquadramento Legal
· Características e Dinâmicas do Abuso
· Identificação das situações de Abuso Sexual
· Dinâmicas abusivas e dificuldades na revelação
· Avaliação das situações de abuso
· Impacto do abuso sexual

Mód. III - Procedimentos a adoptar
· Medidas a adoptar em casos de abuso sexual
· Entidades com competência na matéria
· Estudo de casos

Local: PORTO - I9PROJECT - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 85 € + 15€ (taxa de inscrição)

Certificação:
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.



Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 220933609 / 919404878

Inscrições online em: http://www.i9project.net/


Inscrições até ao dia 30 de Outubro inclusive e válidas após pagamento


formação
www.i9project.net

sábado, 3 de outubro de 2009

Curso de Formação Contínua de Formadores - Renovação de CAP - 60 horas

Curso de Formação Contínua de Formadores - Renovação de CAP - 60 horas

Objectivos:

Pretende-se que no final da acção de formação os formandos actualizem os seus conhecimentos através do processo de formação continua na:
· Gestão de uma intervenção pedagógica que assegure a progressão na aprendizagem de forma adaptada a cada contexto de formação;
· Construção de instrumentos e indicadores de qualidade, ajustados aos diferentes grupos de formação e âmbitos organizacionais;
· Desenvolvimento de metodologias criativas que favoreçam a motivação para o processo de aprendizagem;
· Desenvolvimento de competências de comunicação interpessoal e aspectos relacionados com a inteligência emocional.

Destinatários: Formadores com um mínimo de 300 horas de formação e que pretendam renovar o CAP

DURAÇÃO E HORÁRIO60 horas, Segundas a Quartas e Sextas-feiras das 19 às 22 horas.

CALENDARIZAÇÃO:
Período de 6 de Novembro a 21 de Dezembro de 2009.

Local: PORTO - I9PROJECT - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

Preço: 195€ + 25€ (Taxa de Inscrição)


Conteúdo Programático:Mód. 1 - Acolhimento - 1h
Preparação do grupo para a formação.

Mód. 2 - A Evolução e os Novos desafios da formação - 3h
Os novos contextos e sistemas de formação;
O impacto das novas tecnologias da informação e da comunicação;
Definir e situar o seu perfil actual de formador.

Mód. 3 - Aprendizagem e Emoções - 6h
Mecanismos da aprendizagem humanaAspectos essenciais da psicologia cognitivaPersonalidade e aprendizagemTeorias da motivaçãoO mecanismo das emoçõesDisposições emocionais facilitadoras da aprendizagemA inteligência emocional

Mód. 4 - Os Grupos e a Dinâmicas - 12h
A psicossociologia dos grupos e os fenómenos;O desenvolvimento e a estrutura dos grupos;O poder, a autoridade e a liderança;Os conflitos;Um modelo de negociação;
Perfil do dinamizador de grupos
Tipos de dinâmicas
Técnicas para dinâmicas
Como criar uma dinâmica de grupo

Mód. 5 - A comunicação - 6h
A comunicação interpessoal;Breve abordagem a algumas perspectivas teóricas do processo comunicacional;A comunicação verbal e não verbal;A comunicação e os comportamentos assertivos;A componente emocional da assertividade;As barreiras á comunicação e a comunicação eficaz;

Mód. 6 - Operacionalização da Formação - 12h
Planificação da formação: o curto e longo prazosDiagnóstico e levantamento de necessidades de formaçãoOrganização e concepção de uma acção de formaçãoObjectivos pedagógicos /Objectivos de formação Funções e taxonomias dos objectivosMétodos e técnicas pedagógicasAvaliação: intervenientes, papéis, momentos, técnicas e instrumentos

Mód. 7 - Formação em e-learning 9h
Concepção, design e modelo pedagógico
Formadores / Facilitadores, acompanhamento e avaliação
Tecnologia do sistema
Construção de conteúdos em e-learning

Mód. 8 - Autoscopia - 11hPreparação / Gravação / Visionamento e avaliação das sessões nas modalidades auto e heteroavaliação (grupo e formador)

Mód. 9 - Encerramento - 1h
Avaliação da acção

Certificação
No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação com o qual poderão requerer a renovação do CAP junto do IEFP.



Inscrições online em: http://www.i9project.net/

Inscrições até ao dia 3 de Novembro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição.


Formação
Formação Inicial Formadores
www.i9project.net

sexta-feira, 2 de outubro de 2009