quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curso de Mediadores EFA (Educação e Formação de Adultos) - 12ª Edição - Dezembro 2009

Curso de Mediadores EFA (Educação e Formação de Adultos) - 12ª Edição

ENQUADRAMENTO:



A aprovação do Referencial de Competências-Chave para a Educação e para a Formação de Adultos e do Catálogo Nacional de Qualificações permite o alargamento dos cursos EFA até ao nível secundário, ao mesmo tempo que promove uma maior integração das ofertas de educação e formação, tendo em vista a dupla certificação, escolar e profissional.


Para atingir estes objectivos, os cursos EFA estruturam-se em percursos flexíveis de formação, definidos a partir de processos de reconhecimento e validação de competências, realizados nos Centros Novas Oportunidades.


Neste sentido, estes cursos pretendem incentivar o prosseguimento de estudos e permitem o desenvolvimento de competências profissionais ajustadas aos interesses e às necessidades regionais e locais de emprego. Esta modalidade tem como objectivo proporcionar aos trabalhadores menos qualificados uma formação integrada de educação e formação que garanta as competências fundamentais para o exercício de uma profissão.



DESTINATÁRIOS:
Formadores, Mediadores, Professores, Coordenadores de Formação e outros profissionais que desempenham ou pretendem vir a desempenhar funções no âmbito da educação e formação de adultos.



OBJECTIVOS:
Enquadramento da Educação e Formação de Adultos nas novas politicas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação actual em Portugal;

Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;

Compreender os diferentes modos de aprendizagem e as suas aplicações nas diversas situações formativas;

Operacionalizar competências e estimular capacidades do formando neste modelo.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Módulo 1 - Enquadramento dos Cursos EFA

Básico e Secundário; Diferenças e Semelhanças entre os cursos EFA e o RVCC; Destinatários. A perspectiva actual e futura.


Módulo 2 – Características do Modelo

Constituição da Equipa Técnico-Pedagógica; O RVC como metodologia operacional; Dossier Técnico Pedagógico; Estrutura do Curso; O Referencial de competências chave; Temas de Vida; Portfólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA); Métodos, técnicas, instrumentos, vantagens/limitações. Aplicabilidade e adequabilidade do modelo.


Módulo 3 – Perspectiva andragógica da aprendizagem aplicada ao modelo

Métodos, técnicas, instrumentos, aplicabilidade e adequabilidade da aprendizagem; Instrumentos de Avaliação: balanço e portfólio de competências.


Módulo 4 - Perfil do Mediador

Competências e capacidades; competências psico-sociais; técnicas e pedagógicas; actividades integradoras.


Módulo 5 – Simulações e Trabalhos Práticos


DURAÇÃO E HORÁRIO:

30 horas, Segundas, Quartas e Sextas das 19 às 22 horas.


CALENDARIZAÇÃO:

Dias 14, 16, 18, 21, 23, 28, 30 de Dezembro de 2009 4, 6 e 8 de Janeiro de 2010


LOCAL: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.


PREÇO: 155€ + Taxa de Inscrição 15€


CERTIFICAÇÃO

No final da acção os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação.




Mais informações através do E-mail cursos@i9project.net ou tel.: 919404878

Inscrições online em:

http://www.i9project.net/



Inscrições até ao dia 11 de Dezembro inclusive e válidas após pagamento da taxa de inscrição.

 
Formação
http://www.i9project.net/

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