sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curso de Educação Parental

Curso de Educação Parental
ENQUADRAMENTO:
A família actua de forma determinante no desenvolvimento das crianças e jovens. A parentalidade assume, cada vez mais, uma importância onde os direitos das crianças são elevados. O conhecimento das consequências de uma infância privada de alguns cuidados leva a que, cada vez mais, os técnicos da área, os pais e a sociedade, em geral, se preocupem com a criação de condições para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável.

A Educação Parental, em conjunto com outras medidas, revela-se uma ferramenta significativa para a promoção das competências parentais.


DESTINATÁRIOS:
Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Enfermeiros, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Animadores Sócio-Culturais, Pedagogos, Professores e todos os profissionais que desenvolvam a sua intervenção junto de famílias. Estudantes das referidas àreas.


CALENDARIZAÇÃO:Dias 2, 7, 9, 14, 16, 21, 28, 30 de Dezembro de 2010 e 4 e 6 de Janeiro de 2011

DURAÇÃO E HORÁRIO:30 horas, Terças e Quintas-feiras das 19 às 22 horas

LOCAL: PORTO - Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.


OBJECTIVO GERAL:
Desenvolver competências técnico-profissionais, na área da intervenção com famílias, nomeadamente com o subsistema parental. Motivar a reflexão, adequação e transformação das práticas educativas familiares, na óptica da Educação Parental.

Objectivos específicos:- Conhecer os conceitos relevantes associados à Família;
- Reconhecer a importância da intervenção profissional ao nível da educação parental;
- Identificar as competências parentais indispensáveis ao saudável desenvolvimento das crianças e jovens;
- Identificar o perfil do Educador Parental;
- Conhecer e aplicar diferentes estratégias de intervenção de intervenção com famílias.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I - Educação Parental: Conceitos, Objectivos e importância - 8h
- Origens e evolução da educação parental;
- Conceito de família de acordo com a visão Sistémica;
- As funções da família;
- Mudança do papel da família e novas tarefas educativas dos pais de hoje;
- Os objectivos da intervenção ao nível da educação parental;
- O papel dos profissionais, como agentes educativos e formativos, na intervenção com as famílias: comunicação, atitudes e valores.

MÓDULO II - Competências parentais - 10h
- Competências parentais: enquadramento;
- Figuras parentais como modelos e referências para os filhos;
- Estilos educativos parentais (autoritário, permissivo, superprotector e democrático) e suas características;
- Implicações dos estilos educativos parentais no carácter, atitudes e comportamentos dos filhos;
- A importância do estabelecimento de regras e limites aos comportamentos ao subsistema filial;
- Comunicação (verbal e não verbal) e sua importância na relação ente pais e filhos;
- Avaliação e promoção das competências parentais.

MÓDULO III - Intervenção com famílias - 12h
- Simulações de casos e/ou estudos de caso.


Formação

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