domingo, 6 de abril de 2008

CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade

A CIF é um Sistema de Classificação Internacional, publicado pela OMS em 2001, que oferece um novo quadro conceptual da funcionalidade e incapacidade humana.Esta tem tem sido utilizada para diferentes finalidades, por exemplo:
  • Como ferramenta estatística - na recolha e registo de dados (ex. em pesquisas e estudos da população ou em sistemas de tratamento de informação);
    Como ferramenta de investigação - para medir resultados, qualidade de vida ou factores ambientais;
  • Como ferramenta clínica - na valoração de necessidades, para homogeneizar tratamentos com condições específicas de saúde, na valoração vocacional, na reabilitação e na avaliação de resultados;
  • Como instrumento de política social - no planeamento de sistemas de segurança social, sistemas de compensação, e para conceber e implementar políticas;
    Como instrumento educativo - para estruturar o "currículo" e de forma a aumentar a consciencialização da sociedade e desenvolver actividades sociais.
Dado que a CIF é intrinsecamente uma classificação da saúde e dos aspectos "relacionados com a saúde", também se utiliza noutros sectores como as companhias de seguros, a segurança social, o sistema laboral, a educação, a economia, a política social, no desenvolvimento de legislação e nas modificações ambientais. Foi aceite como uma das classificações sociais das Nações Unidas e incorpora as Regras Gerais sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência. Como tal, a CIF oferece-nos um instrumento apropriado para implementar as normas internacionais relativas aos direitos humanos, assim como as legislações nacionais.
Início a 05/05/2008

Local: Porto

Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário; Psicólogos; Professores de Educação Especial; Técnicos de Serviço Social; Técnicos das Equipas de Saúde Escolar (Médico, Enfermeiros ou outros.); Terapeutas e outros Técnicos de Reabilitação.

Duração / Horário: 30 horas, Pós-Laboral

Objectivos:
  • Dar a conhecer a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, quer enquanto modelo conceptual na avaliação e intervenção das Necessidades Educativas Especiais, quer como instrumento facilitador e organizador das práticas entre os diferentes profissionais que intervêm no processo.
  • Dar a conhecer os objectivos, os aspectos estruturais da CIF, os instrumentos e a forma de operacionalizar a sua aplicação no processo de avaliação das NEE.
Metodologia: Método expositivo / Apresentação de casos práticos

Preço: 170 Euros

Formação


Contacto:
i9PROJECT - Casa da Companhia, Rua das Flores, 69, 4050-265 Porto
Telemóvel: 220933609 / 919404878
E-Mail:
cursos@i9project.net WebSite: www.i9project.net

Sem comentários: