terça-feira, 22 de abril de 2008

Técnicas de Redacção em Organizações Empresariais


Técnicas de Redacção em Organizações Empresariais


O curso “Técnicas de Redacção nas Organizações Empresariais” permite aperfeiçoar, actualizar e manusear o instrumento precioso que é a Língua Portuguesa, de molde a comunicar por escrito com o mundo circundante de uma forma mais expedita, informada e esclarecida, procurando difundir uma boa imagem organizacional.

Objectivos
· Reflectir sobre o papel da comunicação escrita nas empresas, aplicando registos de língua e distinguindo correspondências internas de correspondências externas;
· Dominar técnicas fundamentais de escrita, de forma a organizar planos de trabalho adequados àquilo que se pretende escrever;
· Compreender o conceito de texto, assim como a adequação e a eficácia da mensagem que o mesmo pretende transmitir;
· Desenvolver a habilidade da escrita, redigindo textos claros e coerentes com qualidade gráfica;
· Conhecer e distinguir tipos e formas de frase e compreender a estrutura da frase simples e complexa;
· Utilizar dicionários, prontuários e gramáticas;
· Escrever com total correcção, dominando regras de acentuação, concordância e pontuação;
· Eliminar dúvidas relativas à escrita de palavras, expressões e verbos, identificando os vícios que desvirtuam a linguagem portuguesa;
· Compreender as normas referentes ao uso do hífen e aplicar as regras de translineação;
· Produzir documentos utilitários, adequando o discurso às diferentes situações comunicativas.

MetodologiaA formação será interactiva, dinâmica, expositiva, interrogativa, demonstrativa e activa.


Destinatários:Gestores, secretárias, técnicos e assistentes administrativos, profissionais de atendimento ao cliente, estudantes, e todas aquelas pessoas que necessitam de efectuar uma “reciclagem” à Língua Portuguesa.


Programa:
Módulo I – Considerações Preliminares (3 horas)
1. A comunicação escrita
2. A imagem organizacional
Módulo II – O Processo e as Estratégias de Redacção (7 horas)
1. Princípios e técnicas para uma redacção eficaz
2. Etapas para a elaboração de um texto
3. Os elementos do texto
4. A importância de um período de incubação
5. A revisão textual de significados e de aspectos técnicos
6. A apresentação gráfica do texto final
Módulo III – O Bom Uso da Língua Portuguesa (5 horas)
1. A acentuação
2. As regras de concordância
3. A pontuação
4. Algumas dúvidas da escrita
5. Os vícios da linguagem
6. O uso do hífen
7. O novo acordo Ortográfico
Módulo IV – Os Textos Utilitários (15 horas)
1. As comunicações escritas de âmbito empresarial: definição, âmbito e redacção
2. As novas formas de comunicação: definição, âmbito e redacção

AvaliaçãoA avaliação será contínua, a qual incidirá sobre a participação, o empenho, o dinamismo, a criatividade, a relação interpessoal, a assiduidade, a pontualidade e sobre todos os trabalhos individuais e/ou de grupo realizados pelo formandos.

Formadora
Ana Margaça Ramos
Licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego.
Professora de Português.

30 horas - Pós-Laboral
Preço: 195€

Mais informações através de E-mail
cursos@i9project.net ou tel.: 220933609 / 919404878

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